Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2019

COMO O BOMBALAIO SURGIU

EVS USP

Entre 02/2010 a 10/2011 participei do curso ÉTICA VALORES E SAÚDE NA ESCOLA, ministrado pela USP. Esta foi uma das vivências mais significativas da minha carreira de aprendiz. Por meio dela, despertei para as diversas possibilidades de atuação docente, consegui ampliar muitas perspectivas. Este blog, o BOMBALAIO, foi criado a partir da minha participação nesse curso e muitas práticas em sala de aula foram transformadas em objetos de estudos. 

Infelizmente, para finalizar esse ciclo faltou postar minha monografia que até foi escrita, mas ainda necessitava de lapidação e não foi entregue - mas não é para ninguém chorar, porque justamente nos dias estipulados para a entrega dos trabalhos, eu estava no Benin, África, em mais uma etapa do projeto Currículo Global¹

Um fator que me marcou muito nessa experiência foi a possibilidade de trabalhar em grupo e construir a aprendizagem com colegas fantásticos: absurdamente competentes, criativos e, sobretudo, com personalidades bem diferentes. Ao contrário do que se pode pensar, essa diversidade nos complementou, tornando o trabalho prazeroso e muito eficaz. Portanto, à Érika, Roberta, Roger, Jenifer, deixo aqui um abraço e um agradecimento eterno pelo magnifico aprendizado que conseguimos construir juntos. 

Não posso esquecer também o Saturnino que nos deixou cedo e a Elisângela que integrou-se ao grupo já no final dos trabalhos, mas ambos souberam, cada a um a seu modo, enriquecer essa experiência.

Finalmente, é imprescindível ressaltar a GENEROSIDADE com que fomos orientados em nossos trabalhos pelas professoras Juliana, Kenya e Ângela. Sempre atentas às possibilidades de aprimoramento, mas extremamente competentes no trato com seus aprendizes.

¹ Há todo um material sempre em reedição a respeito desse projeto, mas sou uma só. Existem materiais produzidos esparsos, inclusive aqui no blog, porém, por enquanto, o acesso ao link pode elucidar muito da experiência coletiva, revolucionária, transcendental que representou esse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário